segunda-feira, 16 de agosto de 2010

TEATRO OFICINA EM BELÉM




O Teatro Oficina, grupo liderado pelo histórico militante e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, está armando o maior barraco em Belém. Explica- se: por conta da turnê “Dionisíacas em Viagem”, superlativo projeto da trupe, está sendo montado na Praça da Bandeira o Teatro de Extádio, uma instalação para duas mil pessoas que servirá de quartel general para o grupo durante sua estadia na cidade.

O espaço será palco de quatro espetáculos da companhia: “Taniko”, no dia 19, “Estrela Brazyleira a Vagar – Cacilda!!”, 20, “Bacantes”, 21, e “O Banquete”, 22. No elenco, serão 71 integrantes do grupo, e mais outras centenas de pessoas que participarão dos workshops que fazem parte da programação do grupo em belém, que ministrará as denominadas UZYNAS UZONAS: série de oficinas de interpretação, produção, ilumoinação e outras, somando um total de 8 oficinas que começaram na quinta-feira, dia 12.

Zé Celso Martinez Correa é um artista que lutou arduamente contra a ditadura militar, foi exilado do Brasil em 1974 e lidera desde a década de 60 o grupo de teatro oficina, que possui uma sede nacionalmente conhecida, no bairro do Bexiga em São Paulo e hoje representa mais que a sede de um grupo teatral, mas um espécie de Universidade de Cultura Popular orgástica. Zé Celso e o Oficina trabalham com o chamado teatro total, um forma de fazer teatro que não se fecha em si, mas dialoga com outras formas de produção artística e com os momentos cruciais da cultura e da política brasileira.

Vale a pena conferir os espetáculos que serão apresentados em belém do dia 19 ao dia 22, na praça da bandeira, com entrada franca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário